Com muito prazer, convido você a participar do "Nicho Feminino". Um ambiente bastante convidativo, recheado de informações e dicas sobre nossos maiores vícios! Neste espaço super íntimo, dedicado a você, sinta-se em casa e desfrute de todas as novidades!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Em busca do corpo perfeito ...

Olá meninas! Não poderia começar o post sem antes deixar a seguinte pergunta no ar: Você está satisfeita com seu corpo? Vamos ser verdadeiras, né?! Claro que não! Eu não estou e você? A verdade é que sempre queremos mudar algo em nosso corpo, não tem jeito! Nunca estamos totalmente satisfeitas com a nossa aparência. É impressionante como almejamos o abdômen de "Fulana", a perna da "Sicrana", o bumbum de X, o busto de Y, e nessa avalanche de desejos, vai-se todo o alfabeto.  rsrsrs^^  E por mais que você se sinta e se veja nesta situação, a real é que SIM, sim sim sim, somos conscientes da nossa ambição e às vezes extrapolamos nossos limites, sem sequer perceber que estamos sendo vítimas da nossa própria auto-estima. Devemos SIM cuidar do nosso corpo, elevar a nossa auto-estima, vestir aquela roupa, sabe?!  E se achar poderosaaaaaaaaa dentro dela. Mas não precisamos nos escravizar por padrões criados e esculpidos por recursos nem sempre confiáveis e saudáveis. Olha o Photoshop aí? rsrsrs^^


E outra, estou sim em busca do corpo perfeito! Malho pra caramba, dificilmente levo falta no treino, mas minha saúde está óóóótima, amiga! Será que vale a pena usar de artifícios maléficos em prol de uma “casca”? E o recheio, hein? Este é o que interessa, este é o que eleva nossa alma, nosso espírito, e é este o que fica. Fica para todos, porque deste, podemos compartilhar infinitamente.
Mas, falando realmente sério, trouxe informações que julgo importantes e significativas para este assunto. Espero que gostem!!!


Nos tempos atuais, é crescente e incessante a busca por um corpo perfeito. Inúmeras são as pessoas que ultrapassam seus limites na tentativa dessa conquista e compram a ideia de obter uma aparência que julgam ser mais importante que a manutenção da própria saúde. 
Na expectativa de atingir resultados bastante satisfatórios e em curto prazo, sem a necessidade de investir muito tempo e esforço físico na modelação do corpo, percebe-se o intenso crescimento na venda de medicamentos para o emagrecimento, o aumento das cirurgias plásticas (sendo a maior demanda de jovens), clínicas de estéticas cada vez mais frequentadas, a realização contínua de dietas rigorosas, e muitas vezes prejudiciais à saúde.
Eis as questões: Por que a mania de dieta? Com quem nos comparamos? O quê ou quem desejamos ser?  Existe um corpo ideal ou a sociedade nos impõe um biotipo ideal? Por que sempre queremos ser como aquela ou aquele que tem abdômen definido, não tem celulite e nem estrias? O que me diz um corpo “perfeito”?





E aí, hein? O que vocês me dizem?

Será que toda essa ambição pelo corpo perfeito é inteiramente exibida e satisfatória para você ou para que sua imagem seja admirada e desejada por todos?
O que acontece na verdade é que quando buscamos a prática de exercícios físicos, estamos principalmente buscando atingir o padrão de perfeição, e não, objetivando o nosso bem-estar físico e mental.



Sabemos que em nossa sociedade existe a preocupação com a aparência, no vestir-se bem, não estar “fora de forma”, cuidar do corpo pra estar com uma boa saúde, ser bem apresentável socialmente, que são, no entanto, preocupações saudáveis. Até aí tudo bem, normal, beleza! Mas, a coisa esquenta, quando nos tornamos “vigorexos” ... hã... o que este termo significa? 
Lá vai ... Vigorexia: um distúrbio que tem como principal sintoma a valorização de um corpo perfeito. Ou seja, bíceps volumosos, pernas bem torneadas e a barriga de "tanquinho".  Porque se antes, a onda era ser magrinha, hoje é ser bombadinha. E por aí vai! 
O desejo de muitas hoje se espelham em corpos esculpidos por treinamento e substâncias não adequados e muitas vezes, ilegais. "Pessoas com esse distúrbio executam os exercícios sem o acompanhamento de um professor de Educação Física, buscam informações de treinamento pela Internet, passam muitas horas dentro da academia malhando e tomam suplementos alimentares sem o acompanhamento de profissionais especializados". 




Um dos principais perigos dessa doença é a procura por esteróides anabolizantes, que são proibidos pelo Ministério da Saúde.  Sabemos que fazem mal, mas a procura pelo corpo perfeito fala mais alto. "Com o uso dessas substâncias ocorrem vários problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, lesões hepáticas, disfunções sexuais, diminuição do tamanho dos testículos e maior probabilidade de câncer de próstata. No caso das mulheres, os pêlos tornam-se mais escuros e grossos e a voz mais rouca e masculina". 


Mas, vem cá! Somos mulheres ou projetos de masculinidade? Nada disso ... feminilidade acima de tudo!
Para não me prolongar tanto, encerro o post de hoje perguntando a você, leitora, se realmente vale à pena correr tantos riscos e prejudicar sua saúde em detrimento de um "corpo perfeito"? Mulher inteligente e sábia é aquela que conhece seus limites e principalmente os respeitam em prol de sua saúde. E não esqueçam, antes de optar por exercícios físicos e dieta suplementar procure um bom profissional! Educadores físicos e nutricionistas estão aí, para ajudar você!

E lembrem-se meninas: Não somos apenas rostinhos e corpinhos bonitos, temos essência, alma e coração! Isso é o que de fato importa! Bjus bjus^^

Se gostou do post, torne-se um(a) seguidor(a). Basta clicar em "PARTICIPAR DESTE SITE" na barra lateral direita! 

Até o próximo post e não deixem de comentar! Obrigada!





7 comentários:

  1. Amiga achei otimo seu blog e fiquei feliz que tenha criado um.... ja estou te seguindo!!!
    Sucesso!!!

    Bjus
    Carol
    http://universobyme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante. Nunca soube do termo "Vigorexia". É lendo e aprendendo!
    Sucesso, querida!

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo o post! Saúde em primeiro lugar, sempreeeee! Adorei o "recheio" kkkkkk!

    ResponderExcluir
  4. To contigo cunhadinha. To meio relachada mas para o mês vou voltar a malhar.. Um bj

    ResponderExcluir
  5. Carolzita ... que bom que você gostou. Está no comecinho, mas depois passo a marcha de vez! rsrsrs^^
    Obg!

    ResponderExcluir
  6. Marculina Maria obg pelo comentário. Também desconhecia o termo "vigorexia". Mas, agora, estamos por dentro, né colega?! Bjus bjus^^

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina! Muito bom encontrá-la por aqui! É sempre bom e saudável praticarmos exercícios físicos. Bjus bjus^^ Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir